28 de maio de 2012

tombées du camion, trouvées dans les passages

Há quem se empenhe em recolher coisas e imagens "caídas do caminhão", esquecidas nas gavetas, perdidas no tempo. Esse trabalho é, na verdade, uma espécie de resgate. É uma oportunidade que as coisas, souvenirs improváveis, têm de existir novamente. O encanto generoso de resgatar coisas tombées du camion, está em torná-las visíveis e possibilitar que alguém as encontre e as actualize, conferindo-lhes um novo significado a partir da apropriação da sua estética e materialidade para criar novas poéticas visuais. 
A artista brasileira Cristina Guerra já há alguns anos trabalhou com a recolha de retratos descartados de pessoas desconhecidas, ressignificando, em sua obra, as fisionomias e o estatuto social do anonimato das imagens para abordar a questão da identidade.


O argentino Pablo Aguirre tem também um interessante projeto com fotografias encontradas por ele nas ruas de Buenos Aires. Ele não escreve nada sobre as imagens, tampouco investiga as suas origens ou as histórias dos retratados (mas agradece por qualquer informação que lhe chegue e, inclusive, já tem informações sobre alguns dos retratados). A graça do projeto está na natureza das imagens, que se tornam poesia no intervalo entre o momento em que foram abandonadas ou perdidas e o momento em que foram encontradas. 
Na mesma linha, há também o look at me. O projeto teve início em 1998 a partir de fotografias encontradas nas ruas de Paris por Frederic Bonn e Zoe Deleu. 
E por falar em Paris, parece que essa cidade é o paraíso das coisas perdidas no tempo e no espaço, porque parece que há sempre alguém interessado em encontrá-las. Uma prova disso são os expressivos marché aux puces e as tantas lojas de objetos usados e insólitos em diversas ruas e passages da cidade. A loja tombées du camion é uma delas. Recheada de  bonecas, botões, caixinhas, fotos antigas e mais um monte de miudezas, a loja tem um aspecto muito curioso. 
Outro lugar interessante de Paris e especializado em fotografias antigas é a images & portraits. A loja, que é também um estúdio fotográfico, se dedica à venda de fotografias anônimas e retratos de desconhecidos. É possível encontrar desde cartes de visite até photomatons e polaroides, além de câmeras fotográficas antigas. 
Esse mundo de imagens e objetos perdidos e achados é tão fascinante que seguir as suas pistas é como uma caça ao tesouro. Seja para colecionar, guardar como lembrança, oferecer, vender, expor, tomar  como objeto de estudo, usar em trabalhos artísticos, etc., há tanto por descobrir... 

Fotos encontradas | www.fotosencontradas.com.ar

Look at me | look-at-me.tumblr.com

tombées du camion | Aline Soares

tombées du camion | Aline Soares

images & portraits | Aline Soares

images & portraits | Aline Soares










Sem comentários: